Arábia Saudita sediará primeira Olimpíada de Games: Uma jornada nostálgica das videolocadoras aos e-Sports

Ah, Arábia Saudita, com suas dunas, petróleo e... videogames? Pois é, minha gente, o Comitê Olímpico Internacional resolveu dar uma reviravolta nos esportes e anunciou que a primeira Olimpíada de Games será realizada lá em 2025. Imagina só: campeões do mundo inteiro disputando medalhas de ouro, prata e bronze no conforto de suas cadeiras gamers.

Eu, que sou um dinossauro dos tempos em que a palavra "gamer" não existia, fiquei aqui relembrando a época em que o acesso ao videogame era uma missão quase impossível. No final da década de 90 e início dos anos 2000, não havia essa história de computador na palma da mão ou consoles de última geração em casa. A minha olimpíada era na videolocadora do Seu Zé. Uma hora de jogatina por um real. Isso mesmo, meus amigos, um mísero real por sessenta minutos de imersão em um mundo colorido e vibrante.

Lembro como se fosse ontem, entrar naquela videolocadora era como atravessar um portal para um universo paralelo. Cada centavo economizado era um passaporte para o mundo dos pixels. Enquanto a Arábia Saudita pensa em investir bilhões na indústria de games, eu me contentava em juntar trocados da mesada para uma horinha de Street Fighter ou Mario Kart. E se a grana estava curta, tinha que assistir os amigos jogarem, torcendo pra que eles errassem logo e passassem o controle.

Hoje em dia, os jovens têm consoles tão potentes quanto um foguete da NASA. Eu, por outro lado, me maravilhava com gráficos de 16 bits e uma TV de tubo que mais parecia uma caixa de sapato. A cidade-sede? Meu bairro. Os jogos? Aqueles que a videolocadora tinha. O formato dos eventos? Quem chegava primeiro jogava mais.

A ironia é ver a Arábia Saudita, com suas mansões douradas, se aventurando no mundo dos e-sports. Aposto que os xeiques nem imaginam o que é soprar cartucho de videogame ou ter que ajustar a antena da TV para conseguir uma imagem decente. E pensar que eles planejam construir uma cidade inteira focada em games! Eu mal conseguia convencer minha mãe a deixar a TV da sala livre por uma hora, até porque ela dizia que o videogame iria "esculhambar" a televisão!

Então, enquanto os sauditas estão ocupados gastando bilhões em uma Olimpíada de Games, fico aqui rindo sozinho, lembrando das minhas aventuras na videolocadora. Porque, no fim das contas, a nostalgia dos velhos tempos é um game que nenhum bilhão de dólares pode comprar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Samurai Gourmet: a série que questiona os hábitos simples da vida

O Disco de Vinil ainda não morreu!

A dramática vida de um carrinho de supermercado!

Pérolas da Academia parte 1