A verdade sobre as bets: Por que 60% dos apostadores perdem dinheiro

Lá estava eu, num dia qualquer, navegando pela internet, quando me deparei com uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) que me fez parar para pensar: mais de 60% dos apostadores perderam dinheiro com as bets. Sim, isso mesmo, seis em cada dez pessoas acharam que iam enriquecer com apostas esportivas e acabaram com o orçamento comprometido. Já vi esse filme antes, e spoiler: não acaba bem.

Resolvi entrar nessa onda um tempo atrás. Coloquei um dinheirinho ali, apostei num jogo aqui... e, claro, perdi. Felizmente, tive a decência de parar antes que a coisa ficasse feia. Foi pouco, mas deu para aprender a lição. Infelizmente, não é o que acontece com muita gente por aí. Aliás, a pesquisa mostra que 23% dos apostadores deixaram de comprar roupas, 19% cortaram a ida ao mercado e 11% deixaram de gastar com saúde e medicações. Sabe o que é pior? Isso é a vida real, não um reality show.

Se a gente fosse criar um personagem típico do apostador brasileiro, ele seria um cara de 25 a 34 anos, morador do Sudeste, classe B ou C. Esse pessoal apostou nada menos que R$ 120 bilhões no ano passado. Para ter uma ideia, isso é mais do que o Brasil fez com exportações de carne bovina. Impressionante, né?

E não pense que o governo está de olhos fechados para essa montanha de dinheiro. Com a taxação dos sites de apostas e a liberação do famoso jogo do tigrinho, o plano é arrecadar R$ 12 bilhões por ano. Parece que até o governo quer uma fatia desse bolo.

Enquanto isso, eu sigo na minha, com meu cafezinho, rindo da minha própria ingenuidade e me perguntando quantos mais precisarão perder para entender que o único green garantido é o do semáforo na hora de atravessar a rua. Então, antes de tentar a sorte de novo, que tal pensar duas vezes? Afinal, nem sempre é green, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Samurai Gourmet: a série que questiona os hábitos simples da vida

O Disco de Vinil ainda não morreu!

A dramática vida de um carrinho de supermercado!

Pérolas da Academia parte 1