Samurai Gourmet: a série que questiona os hábitos simples da vida

Nós assistimos esta semana a série Samurai Gourmet, produção japonesa com o selo Netflix, e percebemos uma qualidade impressionante.


Embarcando na onda de formatos mais compactos e dinâmicos, a série nos mostra a história de Takeshi Kasumi, interpretado pelo ator Naoto Takenaka, um aposentado de idade avançada que estava acostumado com a rotina frenética de trabalho, mas que ao se aposentar, percebe um tempo livre e ocioso. Porém, não demora muito para ele descobrir uma nova atividade: os prazeres de comer e beber sozinho. O que quiser e quando quiser. Esse novo hábito desperta um alter ego que o transforma em um brabo samurai em plena era das guerras civis japonesas.

A estética da série é bem construída, temos imagens produzidas, planos bem montados, movimentos suaves, cores fortes que realçam os sabores dos alimentos da gastronomia japonesa.

O roteiro parece ser simples, mas nos traz uma profunda reflexão sobre a importância de desacelerar a nossa rotina que, muita das vezes, é conturbada e passar a dar valor nos pequenos prazeres da vida como meditar, respirar profundamente, sentar em um banco de uma praça, observar às nuances do céu ou degustar uma boa refeição, por exemplo. Assim como na saga de Kasumi, onde percebemos a busca incessante pela saciedade de corpo e alma.

Samurai Gourmet tem 12 episódios e está disponível no Netflix.

MANGA: Samurai Gourmet é uma adaptação live-action da obra de Masayuki Kusumi e Shigeru Tsuchiyama, o manga Nobushi no Gourmet (Manga Edition Samurai Gourmet), publicado em 2013. E também traz a história de um homem de sessenta anos acaba de se aposentar e encontra um novo propósito para sua vida através do prazer de comer e beber.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Saiba o que fazer com garrafa de vidro em casa

As 8 mães mais descoladas dos filmes de animação

Pra falar de bobagens

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”