Crítica: Anne With An E. Um drama criativo e emocionante.

Transbordar a pureza e a imaginação de uma criança. Essa é a ideia da série “Anne With An E” que também nos faz refletir sobre questões sérias como agressão e exploração infantil, bullying, preconceito e exclusão social. Embora transite por assuntos fortes e dolorosos de se mostrar, a série consegue ser delicada e sutil.

serie-anne-with-an-e

Anne (Amybeth McNulty) tem 13 anos, é órfã e mora em um abrigo para crianças, onde passa por vários problemas. Chegou a ser adotada por algumas famílias, onde foi maltratada e humilhada, porém é levada para um novo lar, dos irmãos de meia idade Marilla (Geraldine James) e Matthew Cuthbert (R.H. Thomson), em um pacato vilarejo ambientado no século 19. Após um erro de comunicação entre o abrigo e os irmãos que gostariam de adotar um menino e a possível possibilidade de retornar ao abrigo, Anne se torna da família. Simbolicamente ela assina um livro antigo para se tornar definitivamente um membro Cuthbert. Uma das cenas mais emocionantes dos primeiros episódios. Difícil de segurar as lágrimas!

São vários os elementos que norteiam o que é ser mulher naquela época, o que faz o público perceber que esses traços ainda são vivos até hoje. Uma sociedade machista que inibe os desejos e o papel da mulher. Anne vai à contramão desses obstáculos e subverte esses padrões escrotos impostos pelos bons costumes da tradicional família.

serie-drama-anne-with-an-e
A série poderia ser mais um conto mexicano, um drama pastelão recheada de choro e exageros, porém se torna uma obra criativa, sensível e inteligente. A narrativa é agradável, assim como sua trilha sonora ao som de teclas animadas de pianos. O destaque também vai para a linda fotografia de tons pastéis que recria um clima rural e retro.

Gostamos de Anne With An E? Amamos. Uma garota tão nova que já muito sofreu, cria um mecanismo de defesa peculiar, a fala. Por ler muito, ela cativa por dizer palavras rebuscadas, por ter o domínio da leitura e poesia. Ela sonha e sonha alto. Quer ganhar o mundo e inspirar outras pessoas. Onde a imaginação é base para fugir dos seus problemas. Uma forma de viver feliz e em paz.

A série tem 7 episódios e está disponível no Netflix.

Veja o trailer:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Saiba o que fazer com garrafa de vidro em casa

As 8 mães mais descoladas dos filmes de animação

Samurai Gourmet: a série que questiona os hábitos simples da vida

Pra falar de bobagens