Feira vai reunir trabalhos de artesãos de Miriti

A festa do Círio de Nazaré tem muitas cores. Colorido retratado nos tradicionais brinquedos de miriti, arte que ganha novas formas e tratamento, movimentando a economia do município de Abaetetuba, nordeste paraense, e da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Como já é tradição todo ano no período do Círio de Nazaré, será realizada de 10 a 14 de outubro, na praça Waldemar Henrique, em Belém, a Feira do Círio e a Feira do Miriti. As duas feiras, que antes aconteciam separadas, são uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), trazem um pouco do artesanato paraense, com peças confeccionadas a partir do miriti, uma palmeira típica da região. As feiras acontece juntas desde o ano passado e reúnem artigos de cerâmica, miriti, jóias, brinquedos e outros.

Distante 97 quilômetros da capital, a cidade que já foi conhecida como a terra da cachaça, hoje parece preferir ser chamada de 'Capital Mundial do Miriti'. A Associação dos Artesãos de Brinquedo e Artesanato de Miriti de Abaetetuba (Asamab) passou a reunir e organizar a produção dos artesãos que, antes, viviam dispersos; sem muito reconhecimento.
Atualmente são 116 associados produzindo em núcleos familiares. 'Antes produzíamos apenas para o Círio. Hoje temos trabalho o ano inteiro. Inclusive para fora do Estado', afirma Desidério Neto, presidente da Associação. Depois da feira do Miriti do Círio, só o 'MiritiFest', que acontece em abril, exige tanta produção dos artesãos. Cerca de 35 mil peças são comercializadas durante o festival, que ocorre no próprio município.

Os valores cobrados também variam bastante. Hoje, os artesãos de Abaeté produzem peças que vão de R$ 1 até R$ 3 mil, mas vai ser difícil encontrar uma delas na feira. As peças mais caras, normalmente, são feitas sob encomenda.

Toda a matéria-prima utilizada na produção vem das ilhas pertencentes ao município. Abaetetuba possui 72 ilhas, quase todas com vasta vegetação da palmeira de miriti (ou buriti, como também é conhecida). É do talo da folha que é feito o artesanato e elaborado esses brinquedos coloridos que encanta a população.


Apesar da abundância, nos últimos anos a Associação de Miriti passou a fazer um trabalho de conscientização ecológica junto às populações ribeirinhas, justamente para que a comercialização desse tradiconal produto não comprometa a espécie.


SERVIÇO: Na cerimônia de abertura, que acontece no próximo dia 10, às 19h, haverá o Rito da Benção, com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. O horário de funcionamento será das 9h às 22h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Beleza, jovialidade e um Retrato