Série: Os Bórgias. Até onde vai a ambição do ser humano?

Os Bórgias foram infames em sua época. Passaram para a história como uma família cruel e desejosa de poder e sua carreira escabrosa inspiraram numerosos romances, peças de teatro, óperas e filmes. As referências aos Borgias na cultura popular são numerosas.

Nos situamos na complexa época do Renascimento, o tempo de Leonardo da Vinci e Michelângelo, o tempo do humanismo, dos mecenas, da grande arte, da perspectiva pictórica, da volta aos gregos, do fim do dogmatismo cristão. É com esse gancho que a série Borgia, uma produção franco-alemã de 2011, criada por Tom Fontona, mostra o escândalo e a polêmica dessa Família. A série está no ar desde o dia 13 de junho, no canal fechado Max.

São doze capítulos de turbilhões, loucura, sexo e poder que têm início com o surgimento de Rodrigo Borgia, suas manipulações políticas e sua relação com seus filhos, passando por uma obscura trama de intrigas, assassinatos, sexo, corrupção, até chegar aos últimos tempos da família, a decadência, o fim.

A ambição é o sentimento mais presente na série. Cada personagem carrega o desejo de obter o poder. No decorrer da série, o ego dos personagens fala mais alto.

Os personagens principais são Alfonso Bórgia, o Papa com nome de Calisto III, Rodrigo Bórgia, que também era papa de nome Alexandre VI, Cesare Borgia e Lucrécia Bórgia, os dois últimos filhos de Rodrigo.

A HISTÓRIA: Os Bórgias ou Borjas foram uma família nobre espanhola-italiana que se tornou proeminente durante o Renascimento. Eles são lembrados atualmente pelo seu governo corrupto, quando um deles foi Papa. Os Bórgias foram acusados de vários crimes, em geral, sobre evidências consideráveis, incluindo adultério, simonia, roubo, estupro, corrupção, incesto e assassinato (homicídio, especialmente por veneno).

A chegada de Rodrigo Borgia ao papado levou a família a participar de uma série de intrigas e disputas entre os vários pequenos estados em que a Itália estava dividida na época. Os Sforza, Orsini, Farnese, já foram aliados ou inimigos dos Bórgias. Especula-se que a ideia de Rodrigo poderia ter sido criar um império na terra, estendendo-se dos Estados Pontifícios a grande parte da Itália e passando para os seus direitos de dinastia, tanto sobre os territórios quanto sobre a liderança da Igreja Católica, embora esta hipótese realmente não esteja fundamentada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

Beleza, jovialidade e um Retrato