Belém recebe concerto em homenagem a Tom Jobim

Com música de Marcelo Bratke e Camerata Brasil, e filme/cenário de Mariannita Luzzati, “Tom Jobim Plural” faz duas apresentações no Pará. Espetáculo faz parte da turnê nacional patrocinada pela Vale e que visitará outras seis cidades.

Belém é a segunda capital a receber a apresentação do Maestro Marcelo Bratke. No concerto que acontece no Teatro da Paz, Marcelo interpreta canções de Tom Jobim com a participação do grupo Camerata Brasil, formado por jovens de várias regiões do Brasil.

O público vai poder degustar o melhor da música erudita com uma mistura da música popular brasileira. Uma verdadeira obra de arte. Enquanto Marcelo Bratke e a Camerata Brasil interpretam um repertório repleto de obras memoráveis de Tom Jobim, como Modinha, Saudades do Brasil, Choro, As Praias Desertas, Estrada Branca, Sabiá, Wave, Luiza e Samba de Avião, o filme/cenário da artista plástica Mariannita Luzzati será projetado em uma tela no fundo do palco, com imagens em movimento enfocando a natureza brasileira. “A proposta é levar o público a uma viagem imaginária sonora e visual através da natureza brasileira, a maior fonte de inspiração de Jobim” afirma Marcelo Bratke.


Idealizado por Bratke e Mariannita, o projeto passará ao todo por dez cidades, de oito estados brasileiros. A turnê teve início em Itabira (MG), no dia 17 de julho e, após a capital paraense, visitará ainda Aracaju (SE), São Luís (MA) e São Paulo (SP), em setembro; Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), em novembro; e Corumbá (MS), em dezembro.

MARCELO BRATKE - Pianista brasileiro radicado em Londres, Bratke tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall, Festival de Salzburg, Queen Elizabeth Hall, Wigmore Hall, Konzerthaus, de Berlim e Suntory Hall, em Tóquio.

Estabeleceu sua bem-sucedida carreira superando um grave problema congênito de visão, que limitou sua vida desde a infância até os 44 anos, quando ao realizar uma cirurgia de alto risco em Boston (EUA), passou a ver o mundo como ele é pela primeira vez. Sua história agora será contada em livro, pela escritora inglesa Kate Snell, autora de uma das biografias da Princesa Diana.



CAMERATA BRASIL – Cada vez mais envolvido em como a arte pode se engajar no desenvolvimento social, Marcelo Bratke criou em 2006, em parceria com a Fundação Vale, a Camerata Brasil, uma orquestra profissionalizante formada por jovens músicos vindos de áreas desprivilegiadas do Espírito Santo, por onde não haviam tido a oportunidade de estudar música academicamente até então. Mas, através deste projeto, foram lançados ao competitivo mercado musical nacional e internacional.

Em apenas cinco anos de atividades, a Camerata Brasil realizou quatro grandes turnês nacionais, apresentando-se para o grande público nas principais salas de concerto do Brasil: da Sala São Paulo ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro; do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, ao mega concerto na Praia de Copacabana, onde Bratke e sua Camerata dividiram o palco com a Orquestra Sinfônica Brasileira e Kurt Masur, entre outros. Foram 52 concertos públicos e 46 concertos didáticos em 28 cidades brasileiras, além da gravação de DVDs e CDs e da realização de concertos no exterior.

SERVIÇO: A turnê “Tom Jobim Plural” de Marcelo Brakte com participação do grupo Camerata Brasil acontece nesta quinta-feira (30), às 20h, no Teatro da Paz em Belém. No dia 1º de setembro, o concerto segue para Parauapebas, com apresentação também às 20h, no Teatro CDC. Entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

Beleza, jovialidade e um Retrato