Detentos aprendem trabalho artesanal com materiais recicláveis


Após conversar com o diretor da Central de Triagem da Marambaia, Rosinaldo Barros, resolvi escrever sobre um assunto muito importante. Aqui em belém, detentos dessa Central de Triagem estão aprendendo o trabalho artesanal com o projeto “Reciclando Vidas”. Uma oportunidade para a ressocialização de detentos com o incentivo de criar/utilizar materiais recicláveis.


Cerca de 120 presos participam do projeto que toda sexta-feira recolhem garrafas plásticas, papel, alumínio e outros materiais necessários para trabalharem ao longo da semana. Porta-copo, porta-talher e brinquedos como barcos, pássaros e bicicletas são resultados do trabalho artesanal. Segundo Barros, o projeto está sendo importante para a modificação comportamental e na melhora da educação dos detentos. Para incentivá-los a direção também premia os melhores trabalhos: o terceiro lugar pode escolher um filme com direito a pipoca, o segundo lugar ganha o direito de assistir algumas horas a mais de televisão e mais tempo de água na hora do banho e o primeiro lugar também ganha o direito de assistir algumas horas a mais de televisão, mais tempo de água na hora do banho e 10 minutos extras na visita. “Pra nós pode até ser um prêmio sem graça, mas para eles é muito gratificante ganhar essas horas ou minutos a mais. Além disso, eles sentem vontade de trabalhar, de ocupar a mente e desperta o interesse em competir”, afirmou Barros.


Ele conta também que o “Reciclando Vidas” começou por conta do excesso de lixo nas celas. A direção conversou com os detentos e eles gostaram da ideia. Uma grande iniciativa que além de reutilizar os materiais das celas está mudando a vida desses presos.
Imagens: TV LIBERAL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Beleza, jovialidade e um Retrato