A imprensa do futuro

Por Paulo Rodrigo

@Pauloscap

A humanidade avança com o passar dos anos e com ela surge novas tecnologias. A imprensa vai conseguir acompanhar essas mudanças? Ou é uma obrigação dela seguir os passos da mordernidade?

Hoje as pessoas se perguntam se o jornal impresso irá acabar ou se as editoras irão falir. O que podemos notar é a diminuição das tiragens de jornais impressos e o aumento no número de vendas de Ebooks e similares. A convergência de mídias ganha espaço a cada dia.

Em 2012 vamos encontrar uma imprensa bem mais eficaz, mais ágil, preocupada com o tempo. O novo jornalista terá que ser multiuso, conhecer tudo e mais um pouco. Hoje o mercado exige um profissional que saiba fazer reportagem, decupar, saber usar a câmera, ser operador de áudio e outras funções. Daqui a dois anos, esse profissional de multiplas funções que se exige hoje, há-de colocar em prática todas essas funções.

O jornalista do futuro deverá recriar um novo jornalismo, voltado à questões sociais e culturais, ambas perdidas e esquecidas por nós. Devermos ter a função informar e alertar sobre os impactos ambientais presentes no cotidiano.

A tendência é o jornalismo online ou web joranlismo. As empresas jornalisticas irão utilizar ferramentas como os portais, microblogs e outras mídias sociais, para se aproximar do público. Encontramos essas caracteristicas hoje e no futuro não tão distante ela será bem mais forte. O fato é que dois anos é um espaço de tempo muito curto para dizer que a imprensa do futuro terá tais características.

Podemos dizer que já vivemos o futuro, onde a informação chega de forma imediata, temos acesso à informação a qualquer hora, a convergência de mídia já chegou. As pessoas estão cada vez mais sem tempo para ler aqueles extensos textos dos jornais impressos, sem tempo para folhear e saborear textos literários e artigos. O nosso tempo está se reduzindo e com ele as informações também – bem mais objetivas, períodos curtos, sem muito rodeios. E assim estamos caminhando para uma imprensa que busca celeridade e objetividade.

♪ Travie Mccoy feat Bruno Mars - Billionaire



P.s: Muito legal essa música, lembra Jason Mraiz e Train. Gosto de música assim. Bom sábado.


----------------------------------------------------------
Paulo Rodrigo é o administrador e criador do Criatividade em Falta, que já está há quase 2 anos no ar. Está cursando o 4° semestre de jornalismo, é apresentador e produtor do Jornal Estácio Belém Notícias da Tv Estácio Fap. Adora ver e analisar filmes, ler e escrever no blog. Está sempre atualizado e procura aprender ao máximo a cada dia.

Comentários

elder ferreira disse…
Gosto dessa imprensa atenta as novas formas de tecnologia e comunicação. Jornais impressos basicamente perdem sua utilidade com o tempo e convertem-se em amontoados de papel. Enfim, vamos ver qual vai ser o resultado da inserção tecnológica massiva no mundo do jornalismo...
A Imprensa do futuro será revolucionada. Segue o link da minha Webtv http://www.tvboituva.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Beleza, jovialidade e um Retrato