Dia do Teatro Nacional: Filmes brasileiros sobre o teatro.

Dia 19 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Teatro. Para celebrar e homenagear uma das artes mais antigas do mundo, que resiste e se reinventa até hoje, separamos dicas de filmes brasileiros que abordam o teatro como tema central em suas narrativas.

Som e Fúria (2009)
O filme comédia/drama narra o cotidiano de uma trupe teatral que vive entre a realidade e a fantasia nos palcos e nos bastidores. A cada montagem de uma peça de Shakespeare, os atores trazem à tona os seus dramas pessoais, sempre com muito humor.


Léo e Bia (2010)
Brasília, 1973. No auge da ditadura militar, sete amigos, jovens como a cidade em que moram, sonham viver de teatro. Liderado pelo diretor Léo (Emílio Dantas), o grupo leva adiante os ensaios de uma peça que tece comparações entre Jesus Cristo e o cangaceiro Lampião.

Em paralelo à repressão política, a mãe de uma das jovens (Françoise Forton), adoece. E em sua desvairada obsessão pela filha Bia (Fernanda Nobre), oprime-a cruelmente. Soma-se à atmosfera opressora, a aridez cultural de Brasília. A turma do Distrito Federal sonha por romper com esta cotidiana asfixia.


Dizer e Não Pedir Segredo (2013)
Dizer e Não Pedir Segredo é um documentário sobre diversidade sexual que focaliza o trabalho do grupo Teatro Kunyn, que vem encenando espetáculos em apartamentos para inserir no seio das famílias questões ligadas à homossexualidade.


Hysteria (2015)
Os cineastas Evaldo Mocarzel e Ava Rocha acompanharam a companhia teatral Grupo XIS durante uma série de apresentações da peça Hysteria, em Santa Catarina, para realizar este documentário.

O espetáculo busca abordar as diversas expressões da mulher brasileira e a feminilidade como um todo.


Olmo e a Gaivota (2015)
Nesta co-produção brasileira, a atriz Olivia (Olivia Corsini) está se preparando para estrelar a peça A Gaivota, do autor Anton Tchekov, mas descobre que está grávida. Isso altera seus planos profissionais, em especial quando a gestação complicada lhe afasta da montagem e de seu marido, colega de cena na peça.


Trago Comigo (2016)

O diretor de teatro Telmo (Carlos Alberto Riccelli) é atormentado pelo o que não consegue lembrar de seu passado. Ele foi preso durante a ditadura militar e para tentar relembrar de tudo, decide montar uma peça.

Divinas Divas (2017)
Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. O documentário acompanha o reencontro das artistas para a a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.


Carvana - Como se Faz um Malandro (2018)
A história de vida de um jovem estudante de teatro que cresceu no Cinema Novo, começando com pequenos papéis, mas se tornando o conhecido Hugo Carvana. Pela primeira vez a carreira do ator é exposta e comentada por sua própria perspectiva e sem nada a esconder.


A Quarta Parede (2019)

Um jovem participa de uma companhia de teatro e passa a sentir o quanto a carreira de artista é cheia de obstáculos. O ator havia sido escalado para uma importante peça teatral, mas foi removido do elenco porque o diretor usou um novo método para a escolha: a popularidade do elenco nas redes sociais. Agora o jovem tenta usar as plataformas online para manipular os seus colegas, sofrendo graves consequências.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Saiba o que fazer com garrafa de vidro em casa

As 8 mães mais descoladas dos filmes de animação

Pra falar de bobagens

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”