"Além do Arco-Íris" investiga, um pouco que confuso, como os contos de fada moldam nossas expectativas.



Habituados aos filmes corais, com dezenas de personagens interagindo sem um protagonista se sobrepondo os demais, Jean-Pierre Bacri e Agnès Jaoui combinam a paródia mais explícita e as indiretas sutis aos costumes ocidentais. É assim o contexto da comédia “Além do Arco-Íris” que está em cartaz no cinema Libero Luxardo em Belém.

O filme francês conta a história de uma garotinha que acreditava no grande amor, nos sinais e no destino; de uma mulher que sonhava em ser atriz e faria de tudo para conquistar seu sonho; em outro ponto da história, o filme retrata a vida de um rapaz que acreditava em seu talento de compositor, mas não confiava muito ele mesmo. A comédia "Além do Arco-íris" parte de uma premissa interessante: investigar como os contos de fada moldam nossas expectativas quanto ao amor, à família e à morte, por exemplo.

A diretora Agnes Jaoui, diferente de seus outros trabalhos, utilizou em “Além do Arco-Íris” grandes efeitos estéticos como movimentos de câmera e zoom, efeitos sonoros e fotografia. Tons sombrios e escuros tomam conta das cenas que deveriam ser alegres e brilhantes, assim como o aspecto multicolorido também se transforma em uma predominância de imagens cinzentas, ocres. 

Um belo espetáculo visual que acabou divergindo da opinião de algumas pessoas. O filme foi duramente criticado pelo público. “A confusão de tons, aliada à confusão de personagens, compromete a coerência do conjunto. Em alguns momentos, o espectador pode se perguntar aonde a diretora pretende levar tudo isso, ou o que realmente teria a dizer sobre o seu tema”, afirmou o crítico Bruno Carmelo.

Quem sabe é essa proposta de um filme que embora desconexo se mostra bem pensado e elaborado visualmente e tecnicamente. Por trás dessa confusão "Além do Arco-Íris" se revela reflexivo e, meio que instável, interessante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Beleza, jovialidade e um Retrato