Festival Varilux de Cinema Francês chega a Belém, nesta sexta



Eu estava ausente curtindo as minhas merecidas férias, mas já retornei ao trabalho e o Criatividade em Falta voltou com muitas novidades. O post desta sexta-feira vai ser dedicado ao cinema francês que a partir de hoje poderá ser prestigiado pelo público paraense no Festival Varilux de Cinema Francês edição 2013. O CemF acompanhou o festival ano passado, confira o link aqui.


Este ano o festival vai exibir quatro filmes inéditos nas telonas “O homem que ri”, “Renoir”, “Adeus minha rainha” e “Além do arco íris”. O evento acontece também simultaneamente em 45 cidades brasileiras e as sessões têm início às 14h35.

Em “O Homem que ri”, da direção Jean-Pierre Améris, filme que abre a programação, conta a história de dois órfãos, Gwynplaine (Marc-André Grondin), um garoto cuja cicatriz no rosto dá a impressão de que ele está sempre sorrindo, e Déa (Christa Theret), uma garota cega, uma adaptação do romance de Victor Hugo. Em pleno inverno, eles são acolhidos pelo grande Ursus (Gérard Depardieu) e passam a viver com ele. Para ganharem dinheiro, os dois jovens decidem fazer um espetáculo pelas estradas, onde o sorriso de Gwynplaine desperta a curiosidade de todos que passam. Aos poucos, o garoto adquire fama e dinheiro, distanciando-o das únicas duas pessoas que sempre gostaram dele: Déa e Ursus.

A programação segue em cartaz até a próxima quinta-feira (16). O festival irá exibir uma seleção de 15 filmes franceses inéditos no Brasil, entre comédias, filmes de ação, dramas psicológicos, filmes de autor e filmes de animação, representando a diversidade da produção recente na França. Dentre eles, estão: Além do arco-íris (Au bout du conte), A datilógrafa (Populaire), e Adeus, minha Rainha (Les adieux à la Reine), de Benoît Jacquot, que apresenta a atriz francesa Léa Seydoux, uma das maiores revelações do cinema francês atual.

Veja alguns filmes que fazem parte da programação do evento:

Em 2012, o festival atingiu quase 67 mil espectadores, em 33 cidades brasileiras. Segundo a diretora executiva da Aliança Francesa de Belém, parceira do Festival, “a meta este ano é de 100 mil espectadores”. Nesta edição, a mostra chega a mais de 45 cidades e 80 salas de cinema. Um aumento que faz desse evento o maior festival de cinema digital do Brasil. 

SERVIÇO: O Festival Varilux do Cinema Francês abre hoje e vai até a próxima quinta-feira (16). Com sessões no cinema Moviecom Castanheira, sala 4. Mais informações no site do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Beleza, jovialidade e um Retrato