Cinemas alternativos de Belém abrem com programação especial em janeiro.

Belém do Pará. Terra do Carimbó, do tecnobrega, do calypso e do açai. Terra também das produções cinematográficas que crescem cada dia mais. O interesse em prestigiar e degustar produções alternativas e cults também cresce. Tanto que Belém tem cinemas históricos e novos que estão de portas abertas para receber esses produtos. Cinema Olympia, Cine Líbero Luxardo e o aniversariante do mês Cine Estação.

CINE ESTAÇÃO 
Completando 10 anos em funcionamento, o Cine Estação está com uma programação interessante para o público nesta semana. Três filmes estão em cartaz desde o sábado passado. O documentário “Tropicália”, de Marcelo Machado; a animação “O Gato do Rabino”, de Antoine Delesvaux e Joann Sfar; e “Um Verão Escaldante”, de Philippe Garrel.

A trupe da Tropicália, documentário de 2012.
Em “Tropicália”, o diretor Marcelo Machado, que cresceu ouvindo as ousadias sonoras dos cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes e Tom Zé, que não entendia as letras em inglês, mas adorava os arranjos de um tal de rock-n'-roll, conduz o espectador por uma viagem de sons e imagens por meio da história de um dos mais emblemáticos movimentos culturais brasileiros.
Em um panorama afetivo construído com vasta referências, entrevistas, pesquisas, imagens e, claro, canções, o espectador passeia pelos férteis, polêmicos e violentos anos de 1967, 1968, 1969.

Cenas da animação francesa e suas linhas rebuscadas.
Na premida animação “O Gato do Rabino” a ação se passa na Argélia, em 1920. O rabino Sfar vive com sua filha Zlabya, um papagaio barulhento e um gato brincalhão que começa a falar depois de engolir o papagaio. Apaixonado pela dona, Zlabya, o felino faz de tudo para ficar por perto e até aceita as condições impostas pelo rabino: aprender mais sobre o judaísmo e fazer o Bar Mitzvah. Para isso, ele embarca em uma grande aventura. 

Em “Um Verão Escaldante”, o diretor Philippe Garrel narra a amizade de Paul (Jérôme Robart) e Frédéric (Louis Garrel). Frédéric é pintor e vive com Angèle (Monica Bellucci), atriz que está filmando em Roma e Paul faz alguns trabalhos como figurante em filmes. Em um set de filmagem, ele conhece Élisabeth (Céline Sallette). Os dois se apaixonam e os três amigos viajam juntos para passar as férias de verão em Roma.

CINE LÍBERO LUXARDO 
Em contrapartida, o Cine Libero Luxardo reinaugura no próximo sábado (12) com mostra inédita do diretor paraense Roger Elarrat. Na abertura do evento, após exibição de curtas, haverá um bate-papo com o cineasta. No qual, falará sobre o processo de produção dos seus filmes e da diversidade de gêneros, suportes, dos meios de finalização e de produção empregados na realização dos seus filmes.

A programação conta com cinco títulos, “Vernissage...” (2006), “Visagem!” (2006), “Chupa-chupa: a história que veio do céu” (2007), “Miguel Miguel” (2010), “Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo coração de João Batista” (2012).

Cenas do elogiado "Juliana contra o Jambeiro do Diabo"
Um dos destaques da mostra é o filme “Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo coração de João Batista” (2012), que será apresentado em película 35 mm. O curta, que teve seu lançamento mundial no Festival de Cannes em 2012, além de ter recebido prêmio de Melhor Curta pelo Júri Popular no Amazônia Doc 4, em Belém, será exibido nos dois dias da programação no Cine Líbero Luxardo. “Juliana contra o Jambeiro do Diabo...” foi financiado com recursos do Ministério da Cultura, com co-patrocínio de um banco local.

Roger Elarrat é jornalista nascido em Belém. Atua no campo da produção audiovisual desde 2000, quando começou como assistente de direção e diretor de 2ª unidade em curtas metragens paraenses. Atualmente trabalha como diretor de projetos especiais em uma emissora de televisão pública no estado.

Confira a programação completa no site G1-PA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Beleza, jovialidade e um Retrato