Festival reúne o melhor do cinema francês em Belém

O cinema francês é atualmente o mais dinâmico da Europa continente em termos de público, números filmes produzidos e de receitas geradas por suas produções. Teve um papel importante na história deste meio de comunicação, tanto em termos técnicos como históricos. Os primórdios do cinema contam com vários nomes franceses, entre os quais os se destacam os irmãos Ampére, não só responsáveis pelo estudo da corrente elétrica, mas também a invenção das primeiras câmeras, feito geralmente erroneamente atribuído aos irmãos Lumiére.

São 17 filmes inéditos com a melhor produção francesa contemporânea. É assim que o Festival Varilux de Cinema Francês 2012 vai fomentar e divulgar a diversidade cultural francesa em 45 salas de cinema de 33 cidades do Brasil. De acordo com Christian Boudier, organizador do evento, esse recorde faz do Varilux o maior festival do Brasil em termos de número de cinemas e deve consolidar o sucesso da edição 2011, que ultrapassou 45 mil espectadores. Belém vai receber pela primeira vez o evento.

L’Art D’Aimer, Adieu Berthe, La Pirogue, Um Heureux Événement e outras obras de grandes produtores franceses vão invadir as telonas a partir de sexta-feira (17) até a próxima quinta-feira (23) deste mês. O Festival vai trazer os mais diversos gêneros cinematográficos para agradar qualquer público, entre as comédias, dramas e thrillers, por exemplo.

O festival conta ainda com um mito da cultura popular da França nos anos 1970 (o ídolo Claude François, apelidado Cloclo, com My way, o mito além da música), um clássico da literatura, La fille du puisatier, de Marcel Pagnol (A filha do pai); falará do nascimento (Um evento feliz); da infância maltratada (com o abalador Políssia, primeirofilme de Maïwenn, Prêmio do Júri em Cannes); da morte (que não é triste na comédia Adeus Berthe ou o enterro da vovó); da religião (muito presente neste festival com Uma garrafa no mar de Gaza, Aliyah, Aqui embaixo, O monge); da crise (A vida vai melhorar) e do amor (A arte de amar).


(Imagens do filme My Way, 2011. Longa sobre a 2ª Guerra Mundial custou mais de 28 milhões de dólares)

SERVIÇO: O Festival Varilux de Cinema Francês 2012 acontece nos dias 17 a 23 de agosto. Em Belém os filmes serão exibidos no Moviecom Castanheira. Rod. BR-316, km 01. Com sessões a partir de 14h. Veja a programação completa aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

Beleza, jovialidade e um Retrato

Virou moda filme que volta no tempo?