Berlinda do Círio de Nazaré passa por projeto de restauração

Um ícone da festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré: A Berlinda, responsável por carregar a imagem de Nossa Senhora, foi introduzida no Círio em 1855, e era puxada por animais nos moldes dos carros europeus. Ao longo dos anos a Berlinda foi passando por modificações: a inclusão de ornamentação de flores e adaptação de rodinhas, por exemplo. Em 1963, a Berlinda, que era madeira, foi substituída por uma de ferro e cristal.  O grande valor dela é ser um dos belos recantos de Nossa Senhora.

A pouco mais de três meses para começar a maior manifestação religiosa do mundo, o Círio, a Diretoria da Festa de Nazaré fez um estudo e elaborou um novo projeto para restauração da Berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Um trabalho delicado que busca promover o resgate da originalidade da Berlinda, seguindo os critérios do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. No projeto, consta um tratamento de retirada de acréscimos, como por exemplo: sairão todos os spot’s de luzes que foram colocados, e serão substituídos por um novo projeto de iluminação, através de fibra óptica, que não danifica a imagem, o manto e a estrutura da Berlinda.

Será feito também um trabalho de laminação de ouro, com a utilização de quase três mil folhas do metal, além de ser adicionada uma nova camada de pintura que se aproxima ao ouro.

Para o restaurador, Sérgio Lemos, a Berlinda precisa voltar a sua originalidade. “Tudo está sendo feito em uma nova forma de pensar. Vamos aproximar a Berlinda ao visual original, com o dourado realmente na tonalidade do ouro. Queremos preservar o bem material”, afirma. 
(Fonte: Portal do Círio)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Termina última temporada de Dexter com desfecho incompleto

Saiba o que fazer com garrafa de vidro em casa

Coraline, um filme encantador.

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”