Círio ecológico um gesto solidário ao meio ambiente

Hoje acontece o recírio, data que encerra as festividades nazarenas, mas é durante o Círio que muitas pessoas trabalham na fabricação de produtos de Nossa Senhora de Nazaré com visão sustentável e ecológica.
Atitude, solidariedade e responsabilidade social. Essas são peças fundamentais para construir um negócio visando à preservação e o futuro do meio ambiente. Durante a época do Círio conheci uma Associação que juntou a fé e preservação do meio ambiente. E é com esse pensamento que dona Nazaré Baia trabalha na confecção de sacolas ecológicas para o Círio de Nazaré através da Rede de Tecnologia Social Familiar. “Eu entrei como parceira na Rede de Tecnologia há 5 anos e sempre trabalhamos com produtos ecológicos, na confecção de camisas e sacolas, por exemplo”, conta a costureira.
A responsável pela criação da Rede de Tecnologia Social Familiar, denominada de Natureba’s Chic, é a administradora Sônia de Abreu. “Queria por em prática as teorias que estudei em sala de aula. Gostaria que as pessoas exercem seus direitos e a responsabilidade nas questões ambientais da cidade”, disse Sônia que é formada em administração com habilitação em Gestão Ambiental, fez pós-graduação na PUC em Direito Ambiental e Desenvolvimento Estratégico. “Na nossa visão da ciência do meio ambiente, não existe uma ação de responsabilidade ambiental se não estiver conjuntamente o social para que se tenha um resultado positivo”, ponderou.

A ideia de ajudar o meio ambiente vigorou em 2009 quando Sônia de Abreu foi convidada junto da Rede de Tecnologia Social Familiar a participar do Fórum Social Mundial. “Fizemos nossa primeira exposição com a nossa rede familiar: filho, mãe, sobrinho... o resultado foi muito positivo. Houve uma aceitação não só pelo público internacional, que já está muito sensibilizado em relação às questões socioambiental, como o local”, contou Sônia.

Para o Círio deste ano a Rede de Tecnologia está produziu cerca de 200 sacolas ecológicas. Além das sacolas, a Natueba’s Chic também tem parceria com a Elke Correia que produz assessórios com material reciclado. Broches, colares, pingentes, tiaras, chaveiros, todos trabalhados artesanalmente e com materiais reciclados. “Trabalho nesse ramo há 10 anos, iniciei quando procurava algo de diferente e não achava. Então eu mesma comecei a produzir os assessórios, a família gostou muito e vieram me pedir encomendas e assim foi crescendo”, contou Elke.

Seus produtos são confeccionados na própria casa, na sala Elke exibe suas inúmeras criações. “Toda a primeira peça que eu faço tenho um carinho especial. Trabalho até 1h da manhã e tem dias que vou até 3h da manhã. A noite é mais tranquila para fazer um modelo novo”, explica a artesã. Para o Círio 2011 Elke produziu vários assessórios, entre eles está o pingente com a imagem da santa, feito de tecido e linha e os botons no formato de Nossa Senhora, feito de tecidos de sombrinha reciclado.

A loja Natureba’s Chic fica na Travessa 14 de abril, 1031, em frente ao Yamada Plaza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Beleza, jovialidade e um Retrato