Símbolo e cartão postal de Belém



O mercado Ver-o-Peso atrai todos os dias visitantes e clientes de toda região metropolitana de Belém. Além de ser uma grande atração turistica, o mercado abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Ver-o-Peso é a maior feira livre da America Latina.
Basta visitá-lo para perceber sua diversidade na culinária, verdura, fruta, artesanato e os famosos banhos fabricados pelas próprias vendedoras. Dona Coló, por exemplo, trabalha há mais de 30 anos com a venda de ervas e os banhos que, segundo ela, são os atrativos do Ver-o-Peso.

“Em todos esses anos trabalhando aqui no mercado os clientes sempre param para matar a curiosidade e comprar as diversas ervas da nossa barraca. As ervas mais procuradas são as de prosperidade nos negócios e o chama dinheiro”, comentou a vendedora.
A aposentada Maria da Conceição vai frequentemente ao mercado para comprar as matérias-primas de seus doces e salgados. “Como eu trabalho com encomendas de pratos especiais, sempre estou no Ver-o-Peso para comprar camarão, maniva para fazer maniçoba e uma farinha de peixe chamada piracui, boa para fazer inclusive bolinhos”, disse dona Maria.

O fluxo é constante, não tem o melhor dia ou hora, o mercado é visitado todos os dias. Sendo que a circulação de pessoas é mais intenso pela manhã. Para o vendedor de farinha, Manoel Ribeiro, a fatura é maior nesse horário. “As pessoas compram mais pelo período da manhã, antes de fazer o almoço, a maioria passa por aqui e compra os diversos tipos de farinha, a de tapioca é uma das que mais sai”, contou o vendedor.

AÇÃO - O Complexo do Ver-o-Peso passou, no semestre passado, por uma lavagem. A ação durou três dias e foi realizado pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Guarda Municipal de Belém (GBel) e Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa). Cerca de 20 funcionários trabalharam nessa ação. Essa lavagem fez parte dos preparativos para a comemoração do aniversário de 384 anos do mercado. Segundo Didi, presidente da Associação dos Feirantes do Ver-o-Peso, as próximas ações que irão acontecer no mercado será em homenagem do Dias dos Pais. Após essa data, as reuniões e ações serão exclusivamente voltadas para o Círio 2011. Isso inclui lavagem da lona e solo, homenagens que realizam no domingo do Círio e o espaço para a venda de comidas típicas, como tucupi, maniva e pato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Beleza, jovialidade e um Retrato