Pra falar de bobagens

Olá meus caros, a ausência é frequente, mas tentarei deixar o CemF atualizado sempre que tiver uma oportunidade.
Uma vontade imensa de falar de dois assuntos que há muito tempo eu estou querendo falar.
Foi-se o tempo dos desenhos animados com recursos audiovisuais simples, gráficos arcaicos e feitos com temáticas "bobinhas" voltados para o público infantil. Vamos lembrar de Capitão Caverna, Cavalo de Fogo, Formiga Atômica, Bob Pai Bob Filho, Caverna do Dragão, Charlie Brown e sua turma, Corrida Maluca, Tutubarão, Pantera cor-de-rosa e Scooby-Doo.
Os tempos mudaram e consequentemente os desenhos animados também mudaram. Assim uma vez vendo tevê eu comecei a prestar atenção nisso. Na Cartoon Network está sendo exibido dois desenhos que agora vou debater aqui no CemF.

As Trapalhadas de Flapjack.
http://www.omartelo.com/tv_f_topo.jpg
Desde quando eu vi pela primeira vez achei muito legal. O desenho foi criado pelo cartunista canadense Mark “Thurop” Van Orman (de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy). Com uma super criatividade Mark enche o desenho de humor e sátiras de uma sociedade mesquinha do século XVI. Assim encontramos várias tiras engraçadas como a do episódio do menino que tinha 35 anos e várias bizarrices, que mesclam inocência com humor negro. O mais legal é o estilo do desenho que é feito no estilo old school, com tons sombrios e colagens esteticamente incríveis. Mark usa cores envelhecidas e algumas cenas com fantoches.
FlapJack é um menino de rua esperto que mora na boca de sua mãe adotiva, a baleia Bolha, junto com seu melhor amigo Capitão Falange. Esta sempre em busca de aventuras e da tão desejada Ilha dos Doces.
No Brasil FlapJack é dublado por Gustavo Pereira no qual deixa a voz do Flap ainda mais engraçada e comovente. Mas em uns novos episódios colocaram um outro dublador, Alexandre Moreno, que acabou tirando a clássica voz de Flap, mas tudo bem o desenho ainda continua uma figura.

Chowder.

http://images1.fanpop.com/images/photos/1300000/Chowder-Group-chowder-1363007-277-320.gif
Chowder não perde para as Trapalhadas de Flapjack, pois este utiliza recursos e gráficos muitos bem trabalhados e com piadas e sátiras aparentemente inocentes mais muitos inteligentes. Criado pelo estadunidense C.H Greenblatt e exibido pela Cartoon Network é do mesmo cartunista que faz o storyboard para as séries Bob Esponja Calça Quadrada e As Terríveis Aventuras de Billi e Mandy. A série conta a história de um garoto chamado Chowder que sonha um dia em ser um Grande Chef. Chowder é aprendiz do chef Mung Daal que tem um famoso restaurante na cidade de Marzipã.
Na série também aparecem criaturas como Gorgonzola, Aprendiz de castiçal, e Schnitzel, um resmugão que é especialista em doces e na culinária. Mung Daal tem uma concorrente: A Sra Endívia, que também tem uma assistente chamada Panini, que é apaixonada por Chowder, mesmo sendo sua rival, porém ele sempre diz não sou seu namorado.
A animação se utiliza de vários tipos de repetições, alusões, apelos ao nonsense, paranomásias e metalinguagem, como por exemplo quando Chowder rabisca no canto da tela, Gaspacho apaga e Chowder fala: "E esse aí?" referindo-se ao logotipo do Cartoon Network, no que Gaspacho diz: "Esse ai não sai: eu já tentei!", ou ainda quando Mung Daal pede para que Schnitzel limpe a bagunça da cozinha e este simplesmente agarra as pontas da tela e a sacode como se fosse um tapete. O desenho é recheado de humor irônico e de sacadas geniais, por parte do diretor. É um desenho que se você gostar de uma boa piada irá rir do começo ao fim.



Fontes:
http://www.omartelo.com/tv.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Marvelous_Misadventures_of_Flapjack
http://nomundoanimado.blogspot.com/2008/11/estria-as-trapalhadas-de-flapjack.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chowder

Comentários

Tem coisas que mudam nesse mundo e os desenhos foram uma delas, mas prefiro dizer que eles evoluirão, deixaram de ser coisas tolas com piadas bestas para se tornarem verdadeiras obras primas com imagens mais elaboradas e piadas muito mais arquitetadas e você Paulo consegue ver isso. Parabéns pelo post e continue assim.
Anônimo disse…
Particularmente, eu não gosto dos desenhos da cartoon network, ou pelo menos não gostava, já que deixei de acompanhá-los em 2008.
Mas até que estou achando um barato dar uma olhadela nos dois exemplos que vc citou...
Só uma perguntinha:
pra não dizer que não curto nenhum desenho, ainda vejo Hey Arnold!, que passa toda manhã às 9:15 na Band (não tenho mais tv por assinatura. Assinava o Discovery Channel) Ele é da cartoon?
Beeijos ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

Beleza, jovialidade e um Retrato

Virou moda filme que volta no tempo?