Coraline, um filme encantador.

Um filme que eu recomendo é Coraline e o mundo secreto (Coraline) um lindo filme em stop motion - animação feita quadro a quadro com o boneco - do mesmo diretor de O estranho mundo de Jack. Coraline é filha única e vai morar com os país em uma grande casa rosa. Seus país sempre muitos ocupados, Coraline vive tentando chamar atenção deles, e encontra na casa e nos seus vizinhos seu novo passatempo.

Explorando a casa, Coraline encontra uma pequena porta em um comodo da casa, e esta à noite se transforma em um túnel para uma outra casa. Lá, ela percebe que a casa é muito parecida com a sua - mais colorida e mais viva - e encontra a sua mãe e seu pai, uma mãe e um pai diferentes e no lugar dos olhos, eles têm botões. Ao contrário de sua mãe verdadeira, a outra mãe sabe cozinhar muito bem, e ao contrário de seu pai verdadeiro o outro pai sabe cantar e cuidar do jardim.

Coraline e o Mundo Secreto trava diálogos bastante pontuais com as histórias da personagem Alice, criada por Lewis Carroll, que protagonizou os livros Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho . São várias as referências: o camundongo que a leva a um túnel que serve de passagem para um mundo mágico e repleto de perigos, disfarçados de elementos sedutores; o gato falante e sabido; a assustadora rainha poderosa e malvada; uma outra realidade presente atrás de um espelho. São mais referências com cara de homenagem, já que as aventuras da personagem de Carroll tornaram-se representativa em se tratando de histórias infantis. E, assim como Alice, Coraline passa por situações e desafios em sua jornada que a fazem valorizar sua própria realidade. Existe todo um trabalho cuidadoso e meticuloso no sentido estético, principalmente na criação dos personagens e dos cenários. Ao mesmo tempo, a animação, principalmente por conta da técnica, tem um ar artesanal, sem jamais perder a qualidade. Não falando da trilha sonora, que dá uma suavidade principalmente no começo do filme. Assim, a fábula é capaz de encantar não somente os mais novos – não tão jovens por conta dos toques de suspense que o filme adquire em alguns momentos -, mas também os adultos.

Esse feliz mundo secreto revela um segredo: ele é apenas uma armadilha para prender Coraline por uma entidade misteriosa que quer roubar seu amor, sua alma e seus olhos. A trama passa por este processo de tédio, descoberta do outro mundo, encantamento, desencantamento e luta para fugir dele. No final, Coraline descobre o seu erro e busca se livrar deste mundo e acaba fazendo isso, e volta para o seu lar, no mesmo mundo que lhe entediava, mas que agora está diferente, seus pais estão mais atenciosos, os vizinhos menos estranhos, etc.
[coraline+e+a+falsa+mae.jpg]


Segundo o crítico de filmes Nildo Viana, a grande mensagem do filme, no final das contas, é que as crianças devem ser pacientes, suportar a ausência dos pais, a falta de sentido e de atividades significativas na vida, a solidão, pois, fazendo isso, mais cedo ou mais tarde, serão recompensadas, tal como ocorre no final do filme, quando os pais super-ocupados conseguem a publicação de um catálogo de jardinagem e conseguem dinheiro para comprar as luvas que ela queria, ter tempo para brincar e cuidar de jardim. Sair desse caminho de suportar a realidade em que vive é "perigoso", palavra que aparece no filme justamente para se referir ao mundo secreto, que é, no fundo, o mundo dos desejos de Coraline.

Créditos:
  • http://www.interfilmes.com
  • http://informecritica.blogspot.com
  • http://br.cinema.yahoo.com/filme

Comentários

elder ferreira disse…
Tem Alice no País das Maravilhas também, que vai ser lançado ano que vem. E o melhor de tudo: o diretor é o Tim Burton! http://www.youtube.com/watch?v=hiPR6kA4_iU
Unknown disse…
como é a mensagem desse filme em saindo beijo xau

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Saiba o que fazer com garrafa de vidro em casa

As 8 mães mais descoladas dos filmes de animação

Pra falar de bobagens

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”