13 de julho: Dia Mundial do Rock

http://80s.zip.net/images/liveaid.jpg
O Dia Mundial do Rock foi instituído em 1985, quando foi realizado o festival "Live Aid", que arrecadou fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Organizado pelo músico Bob Geldof, o festival aconteceu na Inglaterra e nos Estados Unidos. E a homenagem do CF é relembrar um dos bons e velhos Rock'N'Roll, de Bill Haley - Rock Around the Clock. Música que contagiou rapidamente os programas de rádio de todo o país e fez uma explosão na cabeça dos jovens, levando-os a loucura.




Está música foi um dos mais importantes marcos da chegada do Rock'N'Roll no Brasil. Mas, um outro evento muito importante também teve grande influência para a grande mudança de comportamento da juventude que viria um pouco depois. Em 1955, o Cine Roxi de Copacabana exibiu o filme No Balanço das Horas, inspirado na música a cima, mostrando jovens pulando e dançando coreografias soltas e criativas que mexiam com os jovens brasileiros do Rio. Novas modas surgiam, como o uso do jeans, da brilhantina, a valorização dos meios de transportes associados à modernidade, como carro, a motocicleta e a lambreta, enfim, um novo padrão de sociabilidade inspirado na cultura norte-americana.


No Brasil, a primeira incursão do Rock deu-se com Celly Campello em 1959 com a canção Banho de Lua e Estúpido Cupido, que marcou o período "pré Jovem Guarda", mostrando um sentimento de rebeldia ainda muito sutil com aspectos de inocência, acompanhado de um som que mesclava aspectos do rock, bolero e samba-canção e originando uma espécie de "rock-balada".
http://www.nuaideia.com/imagem5/JG41.jpg
A canção Estúpido Cupido foi um dos grandes sucessos do período demonstrando a recusa do amor tradicional, a negação de relações amorosas sérias e efetivas que visassem o casamento. Aliás, essa rebeldia contra os costumes conservadores da sociedade, que marcava profundamente a juventude daquela época, iria ficar cada vez mais forte nas músicas da Jovem Guarda quando entraram em cena os maiores símbolos do "movimento": Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
http://bandasdegaragem.uol.com.br/thumb.php?path=images/materias/img1116601013.jpg&tamanhow=500&tamanhoh=900
Bom, falar de rock é querer parar mais não conseguir, ainda mais quando se fala da origem - assunto que muito me interessa - é um assunto puxando o outro. O que eu tenho a dizer que o início do rock no Brasil foi um período de nostalgia, um verdadeiro " Segure suas filhas: aí vem o rock'n'roll!". Onde os jovens procuraram se espressar, ter liberdade, quebrar as barreiras dos padrões culturais conservadores da sociedade brasileira. Um período marcante, que até hoje os velhos sucessos são cantados pela juventude atual, que repetem refrões de músicas de duas ou mais décadas atrás, o que mostra a permanência do Rock'n'Roll, no Brasil.
http://jornalcidade.uol.com.br/fotos/ArtesIntervalo/fotos_05081034.jpg

Comentários

katy disse…
oi paulo, vim retribuir sua visita no clube do livro. vou linkar vc no meu blog pessoal http://pensamentosehistorias.zip.net abraços!!!
T.Ribeiro disse…
Hey Paulo,só pra te avisar q leio todos os posts sempre...
mas nem sempre comento,vou passar a comentar sim,pq se não tiver comentário nenhum a gnt fica "mufino" achando q ngm curte o blog xD
gostei da "matéria" sobre o Rock,cara fts legais *-*
bjs,t cuiiiida chuchu.

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Virou moda filme que volta no tempo?

Freiras usam vestidos curtos e atiram em monstros no game “Nun Attack: Run & Gun”

8 ideias criativas para se fazer com Lego

Samurai Gourmet: a série que questiona os hábitos simples da vida