Reflexão de uma Sociedade Quase Perfeita no filme Doador de Memórias


Já pensou em viver numa sociedade igualitária sem brigas e guerras? Doador de Memórias nos transporta para este mundo fazendo críticas a um futuro quase perfeito e como seria o modelo ideal para vivermos em paz. Esta reflexão vai além dos sentimentos dos personagens. Percebemos a questão crucial do Estado na sociedade como suposta proteção do indivíduo contra si mesmo e a busca da perfeição.

Na história o jovem Jonas, interpretado pelo ator Brenton Thwaites, é designado para ser o guardião das memórias de uma sociedade, como já citado, fria, sem sentimentos e controladas pelo governo. Após receber as lembranças guardadas ele se revolta e tenta mudar a situação que vive aquela sociedade.

Saindo do padrão estético dos filmes adolescentes inspirados em best-sellers, Doador de Memórias, dirigido pelo cineasta Philip Noyce, ousa em forma, cor e planos. O avanço do conhecimento do personagem principal é visto também nas cenas que variam do preto e branco ao colorido. Fortes contrastes e iluminação ajudam a contar os conflitos da história.

O filme se baseia nas questões filosóficas e perdura em cenas frias e carentes de ações quando deveria ter.  Um desfecho aparentemente óbvio o clímax aparece não empolgante e sem força. Desliza em clichês e se equilibra em reflexões psicológicas com discursos políticos e um romance fraco pouco explorado.

Ler o livro ajudaria a entrar profundamente neste universo e desvendar as lacunas que o filme deixou. Doador de Memórias não foi uma das melhores produções cinematográficas do ano e nem a melhor adaptação dos inúmeros best-sellers que estão surgindo, mas a mensagem sobre que sociedade estamos nos tornando e queremos ser fica no ar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de sexo e violência de Castlevania chocam fãs! Eu amei

Saiba o que fazer com garrafa de vidro em casa

Termina última temporada de Dexter com desfecho incompleto

É quase de Bolso!

Berlinda do Círio de Nazaré passa por projeto de restauração